Me preparando para a 1a brassagem

Sou cervejeiro desde criancinha. Não faço cerveja desde pequeno mas aprecio uma boa cerveja acho que desde os meus 15 anos. Sempre gostei de beber e degustar boas cervejas. Com 18 anos quando morei na Alemanha me deliciava com Hefe Weissens, Berliner Weissens e etc. Nas breves passadas pela Bélgica em 1997 com meus pais e em 2005 para visitar uns amigos que moravam em Leuven passava mal com os cardápios super diversos de cerveja.

A cerca de um ano já estava ficando cansado de beber sempre a mesma coisa independente do rótulo estampado na garrafa e comecei, junto com minha esposa, a procurar alternativas. As cervejas artesanais brasileiras, Eisenbahn, Baden Baden, Colorado, Bamberg vieram com a alternativa. Finalmente trazendo diversidade e opção de escolha. No final do ano passado conhecemos o Cervejário em Sorocaba e pudemos finalmente saciar a sede por boas cervejas importadas e conhecer muita coisa nova e interessante.

Agora vem a próxima fase. Fazer a minha própria cerveja.

Estou me preparando a um bom tempo para a primeira brassagem. Fui atrás de literatura e já devorei metade do How to Brew do John Palmer. Pesquisei apostilas e mais material na internet. Acompanhei uma brassagem dos amigos Reisson e Érica do Cervejário. E vamos pra primeira ver no que vai dar.

O estilo escolhido foi uma IPA já que estou em uma fase que o quanto maior o IBU melhor.

O equipamento está sendo montado ainda. Por isso não tenho certeza se a brassagem sai neste domingo ou não. As panelas estão sendo montadas pelo pai do Giovanni, um amigo do trabalho. Parte do equipamento trouxe na mala da viagem de férias para os Estados Unidos. E os insumos já foram encomendados com o Reisson.

Agora é preparar o braço para moer o malte no sábado.

2 thoughts on “Me preparando para a 1a brassagem

  1. Ta aí! mais um Sorocabano honrando essa cidade! Parabéns pela primeira brassagem e que venham muitas outras!
    Precisamos nos encontrar mais vezes lá no Cervejario para botar os papos em dia.

    Bem-vindo ao clube!

    Like

Comments are closed.