IPA #1

Aconteceu. Neste final de semana, com a ajuda do Reison e da Érica e o apoio da Renata (minha esposa), do Ernestinho e dos meus pais, brassei, ou melhor, brassamos a Rotenfuss Bier IPA #1. #1 pois é a primeira de várias que irei brassar até chegar em algo que me agrade.

Mosto fervendo

A receita foi a seguinte:

4,5 kg de Pale Ale
0,5 kg de Carared
1,0 kg de Carahell

Brassagem Rampas:
 58 C por 40min.
 68C por 20 min.
 78C por 2min (mash out)

Fervura durante 60 min.
Lúpulos:

35 gr. Galena a 60 min.
10 gr. Cascade 10 min. (ou amarillo)
20 gr. Cascade 0 min. (ou amarillo)

Fermento US 5 o u Notthingham

Fermentação por 7 dias a 21 C
Maturação por 10 dias 21 C

Dry Hopping com 30 gr. Cascade nos últimos 3 dias da maturação usando um grain bag para o sólido do lúpulo não misturar na cerveja.
Primming usando 7 gr. por litro durante 6 dias

Eu, Ernestinho e Reison

Acabei precisando emprestar as panelas e o densímetro do Reison porque não consegui juntar todo o equipamento a tempo. Mas no final deu tudo “certo”. A única coisa que me deixou meio desanimado é que a eficiência da extração do malte deu menor que 60%. O culpado foi a moagem mal feita do malte, primeiro ponto a ser melhorado para a próxima brassagem.

Os comentários estão desativados.

