Loser Ale e o Concurso interno da ACervA Paulista

No sábado passado (11/06/2011) aconteceu o primeiro concurso interno da ACervA Paulista em Campinas. O estilo escolhido foi o American IPA. Como tinha brassado a um tempo a minha terceira leva de IPA resolvi correr na hora de engarrafar e levar uma amostra lá para ser avaliada. Fui sem pretensão nenhuma de ganhar e por este motivo resolvi levar a IPA que deixei maturando com geléia.

A experiência foi ótima e como resultado acabei batizando a minha IPA que maturou com geléia de Loser Ale. Segundo a avaliação dos juízes ela ficou tão fora do estilo que resolvi nem chama-la mais de IPA. Vai de Loser Ale mesmo.

Ficha de Avaliação da Loser Ale pela Kathia Zanatta

Ficha de Avaliação da Loser Ale pela Kathia Zanatta

O que aprendi é que em concursos não há espaço para invencionismos. O que precisa ser apresentado é o que é esperado do estilo. Não há nota para criatividade. Somente para quem melhor se enquadra na descrição do BJCP. Um artigo que ilustra bem isso é o Think Like a Judge que foi publicado na edição de Setembro/Outubro na revista ZYMURGY da American Homebrew Association.

Se tivesse levado a IPA Citra sem geléia com certeza a nota seria maior do que os 13 de 50 que a Loser Ale recebeu.

Agora é esperar que o próximo concurso interno da ACervA Paulista seja marcado para eu me preparar melhor.

Avaliando as cervejas no concurso interno da ACervA

Avaliando as cervejas no concurso interno da ACervA


Juízes avaliando as cervejas

Juízes avaliando as cervejas


And the winner is... Frederico Ming

And the winner is... Frederico Ming

One Response to Loser Ale e o Concurso interno da ACervA Paulista

  1. Ricardo Unterkircher disse:

    Legal Linus! Segunda a Karina, minha breja tb apresentou problemas na fermentação e até mesmo DMS (essa ultima ninguem alem dela pegou). Por isso vale a pena ter alguém laceado no ramo!

