Fazer cerveja é difícil?

Essa é a pergunta que ouço sempre que alguém descobre que faço cerveja em casa. Eu sempre respondo que difícil não é, é trabalhoso. Ou melhor, fazer cerveja é fácil, o difícil é fazer cerveja boa com consistência. Mas algo que eu sempre deixo claro é que não é “rocket science” afinal a humanidade faz cerveja a mais de 4000 anos.

O processo é simples e largamente conhecido. Os ingredientes são de fácil acesso. Basta ter vontade, tempo e um pouco de dinheiro para investir.

Como muito já foi escrito a respeito e não me considero apto ainda para ensinar, ao invés de faze-lo, resolvi passar algumas dicas de como aprender.

Primeiro e o mais importante: LITERATURA. Tem muita coisa disponível e que dá o pontapé inicial. O livro que considero mandatório é o How to Brew do John Palmer. Ele pode ser comprado em inglês tanto no site do autor, como no Amazon (papel ou digital para Kindle). Existem edições anteriores em inglês gratuítas na internet disponibilidadas pelo autor e algumas traduções não oficiais para o português (que o Google pode ajudar a localizar). Neste livro ele ensina todo o processo básico e explica o que acontece em cada passo do processo. Desta forma além de saber o como, você vai aprender o porque. Além do processo ele falo sobre equipamento e matéria prima. Recomendo ler o livro todo antes da primeira brassagem, assim ela vai ser bem menos traumática.

Outro livro que recomendo é o Designing Great Beers do Ray Daniels. Ele deve ser lido por aqueles que não querem mais copiar receitas da internet e sim começar a montar as suas próprias receitas. Além de dissertar bastante sobre matéria prima e processos ele entra em mais detalhe nos estilos de cervejas, história, características, ingredientes básicos, etc..

Existem muitos outros livros mas estes considero literatura básica para o cervejeiro caseiro iniciante.

Segundo passo: PROCURE UM PROFESSOR. Nada como ter alguém que já tem alguma experiência para corrigir os nossos erros e indicar os melhores caminhos. Nesta linha já existem vários cursos e workshops sobre como fazer cerveja caseira em vários lugares do país. Para a região de Sorocaba-SP (olha o jabá) os amigos Reison e Marcão estão montando turmas e eu comecei a dar cursos uma vez por mês durante as minhas brassagems.

1º Curso de Cerveja Caseira em Sorocaba

Outros que dão cursos de como fazer cerveja são o Leonardo Botto, o Afonso Landini, Cervejaria Escola Sinnatrah, Cervejaria Escola Taberna do Vale, Cervejaria Escola Bodebrown entre vários outros.

E por último e não menos importante, procure a ACervA do seu estado. Participe de encontros, listas de discussão, concursos, workshops, etc.. Troque experiência com outros cervejeiros caseiros. Leve suas cervejas para outros degustarem e darem palpite.

E aproveite o processo de aprendizado.

One Response to Fazer cerveja é difícil?

  1. Alex da Ros disse:

    Bem legal o texto. Concordo plenamente!

%d blogueiros gostam disto: