pLambic?!?

Oi. Tem alguém vivo aí dentro?

Acredito que alguns depois de ler a listas das brassagens programadas para o segundo semestre deve ter ficado pensando: “O que diabos é pLambic? Lambic eu conheço, mas pLambic não”.

Acho que o uso do termo merece uma explicação.
Primeiro, para quem não conhece, Lambic é um estilo de sour beer (cerveja azeda) produzida somente na Bélgica. É uma cerveja caracterizada por não usar nem fermentos de alta, nem de baixa fermentação, e sim por ser feita com fermentação expontânea. Por muito tempo acreditavasse que as leveduras vinham pelo ar mas depois se descobriu que as leveduras estavam impregnadas nas pareder, pás e barris das cervejarias. E são estas leveduras do ambiente que inoculadas no mosto pela atividade cervejeira que vão fermenta-la. Além do fermento, as bactérias presentes nestes locais também são de suma importância na produção dos sabores característicos destas cervejas. Outro ponto importante é que para o sabor produzido pelas bactérias se desenvolver, as cervejas azedas precisam ser maturadas por longos períodos (até mais de 3 anos).

As Lambics são somente um dos estilos de cervejas azedas. As demais são Berliner Weissen, Oud Bruin, Red Flanders, Goose, Gueuze e Fruit Lambics.

Por usarem leveduras selvagens e bactérias a maior dificuldade em produzir estas cervejas em casa é a obtenção das leveduras e bactérias corretas.

Depois de um tempo investigando acabei encontrando um blend de fermento e bactérias para a produção caseira de Lambics, o Wyeast 3278 – Belgian Lambic Blend™.

Uma vez conseguido o fermento passei a estudar os ingredientes e o processo de produção. E foi nesta pesquisa que me deparei com o termo pLambic, ou pure culture Lambic, que é usado por cervejeiros caseiros norte americanos para diferenciar as Lambics verdadeiras feitas na Bélgica pelo método tradicional, das feitas utilizando blends que produzem resultados similares.

Estes foram algumas das fontes que pesquisei:
The Biohazard Lambic Brewers Page
HopfenTreader
The Mad Fermentationist
Wyeast Laboratories – 3278 Belgian Lambic Blend™
Wyeast Laboratories – Wild Beer Brewing

Agora com os bichinhos na mão, receita feita e brassagem programada o difícil vai ser controlar a paciência e esperar 1 ano para ver se ficou boa.

E pior, se eu quiser seguir o estilo ao pé da letra, esperar até 3 anos produzindo cerveja de 3 em 3 meses para ir misturando ao longo do tempo. Assim vou conseguir produzir Straight Lambic, Gueuze e Fruit Lambic.

UPDATE (20 de Julho)
Os bichinhos chegaram… UHUUUUUUUUUUUUUUU. Agora é só programar a brassagem.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: