Para que competir? ou Competitive brewing – Why?

Já falei um pouco sobre concursos de cerveja caseira neste espaço mas acredito que seja um assunto que vale a pena ser explorado um pouco mais.

Quando descobri o universo da cerveja caseira uma das coisas que não sabia era da existencia dos concursos. Antes de descobri-los e de participar do meu primeiro concurso achava que eles eram um despropósito ao movimento cervejeiro. Achava que ao invés de promover a troca de experiências e o intercâmbio saudável entre cervejeiros caseiros, que diga-se de passagem, foram coisas que me atraíram a fazer cerveja em casa, os concursos incentivavam a competição exagerada.

Os concursos na verdade servem para duas coisas. Primeiro, definir qual é a melhor cerveja, ou a que melhor se enquadra no estilo proposto. Segundo fornecer o feedback dos juízes para os cervejeiros.

É esse segundo que considero o maior benefício dos concursos para a cultura cervejeira. Somente com o feedback de avaliadores experientes que o cervejeiro caseiro pode identificar os pontos da sua receita e do seu processo que precisam melhorar.

Vejo nos concursos ferramenta chave para a melhora da qualidade das cervejas caseiras e futuramente das cervejas artesanais brasileiras.

E que venham os próximos concursos.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: