Montando um keggle (ou como modificar um keg para usar como panela)

Como já mostrei o equipamento novo que montei e as brassagens que fiz para a inauguração, resolvi escrever umas dicas de como montar um keggle, ou, como modificar um keg de 50l para utilizar como panela de brassagem e/ou fervura.

Primeiro quando for procurar um keg usado para comprar procure pesquisar a fonte. Atente para que seja uma fonte lícita, algum distribuidor se desfazendo de kegs que não consegue reutilizar, alguma cervejaria com kegs vazando ou danificados, etc. Não corra o risco de comprar keg roubado ou repassado de algum bar ou estabelecimento do tipo. Os kegs geralmente são propriedade das cervejarias ou distribuidores (no caso de cervejas importadas) e não dos pontos de venda.

Segundo, SEGURANÇA SEMPRE. Quando for começar a modificar o keg a primeira coisa a fazer é aliviar a pressão interna. Por mais que o keg esteja “vazio” ele sempre terá um pouco de pressão de gás dentro dele. Faça isso empurrando a válvula de esfera dele para baixo com uma chave de fenda ou similar e tome cuidado com o jato de cerveja que pode sair do keg. Depois desmonte a válvula e retire o tubo pescador. Se não conseguir faca um furo pequeno com furadeira na parte de cima que será cortada. Esse furo será útil se escolher por cortar o keg com plasma, ele impedirá que o keg exploda. Por ultimo faça furos de dreno na alça em baixo do keg. Eles também impedirão que o keg exploda na primeira brassagem.

Agora marque a área que deseja cortar da parte de cima do keg. Você pode usar como referência alguma tampa que deseja adaptar ao keg. Mas lembre-se de, se for usar um fundo falso, fazer um furo com diâmetro maior que o deste. O corte pode ser feito por maçarico de corte, plasma ou lixadeira. Nos dois primeiros casos lembre-se de fazer o furo para alivio da pressão interna antes (já falei acima mas não custa reforçar). Com uma lixadeira, pedra de rebolo presa a furadeira, ou lixa de mão, de acabamento nas bordas do corte, assim você evita se cortar durante as brassagens.

Marque a posição que a válvula vai ser colocada e fure com uma broca ou serra copo para inox. Atente-se para que o diâmetro do furo não seja maior que as vedações que for usar, evitando assim vazamentos. Se for instalar termômetro e visor de nível o procedimento é o mesmo. Para o visor, o furo deve ser feito o mais baixo possível. Para o termômetro o ideal é que fique a meia altura do menor volume de brassagem que deseja fazer, garantindo assim que ele sempre fique imerso na água e no mosto.

Agora, fundo falso ou bazooka? Se quiser a menor perda de mosto possível use fundo falso com um tubo pescador. Se a drenagem do keggle for feita com mangueira você ira conseguir drenar até a última gota do mosto, ajudado pelo efeito sifão no pescador e na mangueira.

Como opção podem ser instaladas entradas de mosto na parte superior do keggle para a recirculação, transferencia da água de sparging, transferencia do mosto para a panela de fervura e whirpool.

Por último se for usar alguma bomba para recircular e transferir o mosto coloque uma válvula na saída da bomba para controlar a vazão da mesma.

Para a panela de fervura os mesmos conselhos se aplicam, a única modificação é que o pescador deve puxar o mosto da lateral e não do centro, evitando assim puxar o trub.

Segue abaixo uma referência que me ajudou no processo:
http://www.homebrewing.com/articles/keggle.php

Panela de brassagem com fundo falso

Montagem da válvula, termômetro e visor

Panela de fervura

Tubo pescador

Tubo pescador montado

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: