Unidade de medida

RANT ALERT – Como já devo ter escrito antes minha profissão é de engenheiro mecânico. Não fui o aluno mais brilhante na escola de engenharia mas me formei em 6 anos como a maioria dos meus colegas (somente os bravos conseguiam faze-lo nos 5 anos regulamentares). Mas uma coisa que aprendi na escola de engenharia é que não existe número sem unidade de medida. Aliás já tinham tentado me ensinar isso antes, lá pelos idos de 1994 quando estava no 2o colegial, mas eu só fui aprender mesmo na escola de engenharia 3 anos depois.

START OF RANT Um número sem unidade de medida não significa nada. PONTO. E uma unidade de medida precisa ser representada da maneira correta. Para tentar ajudar resolvi listar as grandezas físicas que usamos no universo cervejeiro, suas unidades de medida e seus fatores de conversão.

Volume
l, cm3, dm3, ml, gal 

Massa (peso não é massa, peso é medida de força) g, kg, lb, oz, etc.

Densidade (GRAVITY é densidade e não gravidade) – medida de massa por volume:
g/l, kg/l, g/cm3, g/dm3, kg/ml

Concentração de açúcar 
BRIX, oP de graus Plato 

Vazão, taxa de evaporação, etc
l/h, l/min, cm3/h, etc.

Temperatura
oC de graus Celsius (Centígrado não existe), oF de graus Farenheit, K de Kelvin (sem o grau)

k de kilo é sempre minúsculo
l de litro também
Aliás toda unidade que não seja nome próprio só pode ser abreviada com letra minúscula.

END OF RANT

ps.: RANT é o termo em inglês e comunmente usado na internet para discurso inflamado ou desabafo.

2 Responses to Unidade de medida

  1. Bom post! Eu sempre coloco as minhas SGs sem unidade, até porque não sei o que estão medindo ali… Seria l/kg?

    • Depende, se você colocar 1050 por exemplo é g/l, se colocar 1,050 é kg/l.
      O bom é lembra que 1l de água pesa 1kg, logo a densidade da água é 1kg/l ou 1000g/l.
      Abraço

