1 ano fazendo cerveja em casa, 1 ano de blog

Hoje completa um ano que comecei a fazer cerveja em casa e pouco mais de um ano com o blog.

Só pra lembrar, comecei fazendo a IPA#1 no domingo 10 de abril de 2011 com ajuda do Reison Ferrari e da Érica Mosca, amigos e proprietários do Cervejário em Sorocaba. O blog começou um pouco antes, em 5 de abril de 2011, por causa da espectativa de começar logo na lida cervejeira.

Em um ano foram 16 brassagens de 10 estilos:
– 2 American IPA
– 2 Imperial IPA
– 2 Witbier com fruta (maracujá e acerola)
– 2 Porter
– 2 Pale Ale
– 1 Strong Ale
– 1 Sour Ale (pLambic)
– 2 Imperial Stout (1 com chips de carvalho)
– 1 Oatmeal Stout
– 1 Irish Red Ale

No blog foram:
– 55 posts
– 69 comentários
– 5969 views
– 372 views no dia mais movimentado, 3 de agosto de 2011
– 536 views no post mais visualizado, Cerveja e o Movimento Modernista Brasileiro

Foi um ótimo primeiro ano.
– Aprendi muito fazendo cerveja e lendo a respeito.
– Conheci muita gente com a mesma paixão
– Fiz pelo menos 3 cervejas das quais me orgulho muito e que foram elogiadas por várias pessoas (amigos ou profissionais do ramo)
– Montei meu equipamento básico e depois fiz o primeiro upgrade com os keggles e single tier brew stand
– Participei de dois concursos de cerveja caseira

Agora é torcer para que os próximos anos sejam melhores ainda.

Uma das minhas espectativas é ter bons resultados no concurso nacional das Acervas em Piracicaba. Outro é no 2o semestre de 2012 fazer o 2o upgrade do equipamento com mais um keggle (para aquecer a água de lavagem), mais uma bomba march e talvez eletrificar uma das panelas.

5 Responses to 1 ano fazendo cerveja em casa, 1 ano de blog

  1. Nomade Sts disse:

    Linus,

    Parabéns pelo primeiro ano e pela qualidade dos artigos, acompanho este blog desde junho do ano passado e li todos os artigos.

    Eu tambéms estou caminhando para isso, porém tenho apenas duas brassagens feitas e não consegui postar metade das coisas que queria no meu blog. A maioria ainda tá em “rascunho”, rsrsrs.

    Vida longa!!!

    Abraços
    Nomade
    http://nomade-kraftbier.blogspot.com.br/

    • Nomade,
      Obrigado. Venho tentando dividir todas as minhas experiências e aprendizado para ajudar o máximo os outros cervejeiros caseiros. Só com o intercâmbio de informações que a gente aprende.

      Abraço

  2. Nunes & Levy disse:

    Linus, parabéns pelas Cervejas e também pelo blog. Excelentes posts, de fácil entendimento e o melhor, em sua grande maioria, com assuntos pouco vistos nos demais blogs e/ou sites que tratam do assunto. Novamente, parabéns!

    • Nunes,
      Obrigado. Tenho sempre buscado assuntos que me interessem. Penso que se o assunto me interessa o suficiente para estuda-lo vai interessar a outros também.
      Quanto as cervejas preciso levar mais das minhas cervejas em encontros para dividi-las mais com os colegas. Assim consigo mais opiniões de como melhora-las. Afinal, teoria é uma coisa, prática é outra.

      abraço

      • Nunes & Levy disse:

        Linus, teoria é uma coisa, prática é outra. Tem razão. Porém, você tem feito mais que isso, pois você estuda a teoria, faz na prática e ainda tem a boa vontade de disponibilizar o que estudou e/ou traduziu para os demais. Estou fazendo Cerveja há dois anos, muita teoria consegui através de blogs e sites dos colegas, como o seu. Muita Cerveja boa e muita Cerveja ruim. Tento ajudar da forma que posso com aquilo que sei da prática, porém, se isso fosse realçado com a teoria eu conseguiria transmitir mais e com mais técnica os resultados obtidos com as experiências, além de melhorar e passar a acertar mais do que errar. Enfim, é só uma forma de agradecer pelo blog e incentivar para que continue postando mais e mais, pois sem dúvidas muito do que lhe interessa, interessa também aos demais colegas.
        Grande abraço!

