pLambic virou Sour Framboise

Quem lê o blog a um bom tempo sabe que no dia 15 de novembro de 2011 eu brassei o mosto do que seria uma pLambic fermentada e azedada com o Belgian Lambic Blend da WYeast.

https://rotenfussbier.wordpress.com/2011/07/14/plambic/
https://rotenfussbier.wordpress.com/2011/11/21/receitas-do-feriado/

No mês passado adicionei framboesas congeladas ao mosto já em processo de azedamento a quase de 6 meses.

E finalmente semana passada engarrafei a cerveja e experimentei como ela estava antes mesmo de carbonatar.

Posso dizer que ficou com o aroma característico de sours com um leve frutado da framboesa. O sabor está bem leve no azedo e bem leve no frutado. Ficou uma cerveja delicada e suave. Acho que vai agradar bastante gente, principalmente quem não gosta de sour.

Por ser uma sour beer resolvi fazer a refermentação na garrafa para não correr o risco de contaminar um post mix, conexões, mangueiras e etc. E por isso mesmo surgiu uma dificuldade a mais. Por passar por um período longo de azedamento (para alguns até curto uma vez que o costumeiro é de 12 a 18 meses) o fermento usado no início da fermentação já não tem mais capacidade de refermentar na garrafa. Por isso é preciso adicionar uma quantidade de fermento adicional somente para carbonatar a cerveja.

Para isso escolhi usar oum pacote de S-33 (seco) que tinha guardado e fiz o priming com 7g/l de açúcar.

Outra dificuldade foi fazer o sifonamento do mosto sem usar o auto siphon, para não contamina-lo.

Por esses dois motivos acabei cometendo dois erros.

Primeiro erro, adicionei fermento demais no mosto para refermentar. Para tentar corrigir, depois de carbonatadas as garrafas, vou condicionar na geladeira a 2oC por pelo menos 1 semana para decantar o máximo possível o fermento.

Segundo erro, por dificuldade de controlar o sifonamento fazendo ele manualmente levei algumas framboesas para dentro das garrafas. Nada que atrapalhe o sabor, mas vai ficar com o aspecto comprometido.

Para a próxima sour que fizer já anotei que preciso reduzir drasticamente a quantidade de fermento para a refermentação na garrafa e colocar as frutas dentro de um hop bag para ajudar a rete-las.

Advertisements

2 thoughts on “pLambic virou Sour Framboise”

  1. Confesso (e você sabe) que não sou fão desse tipo de Cerveja, porém, por exceção da regra, quero provar uma desta sua, beleza? Valeu! Abraços!

Comments are closed.