AIPA #3 (cont.)

Essa cervejinha só está me dando alegrias. Neste final de semana engarrafei 8 garrafas dela para levar a festa de aniversário do meu sobrinho de 1 ano e para o encontro da Acerva Paulista.

Todo mundo que tomou na festa do meu sobrinho adorou, iniciantes e iniciados nas cervejas artesanais. Todo mundo adorou o aroma e sabor de lúpulo cítrico e condimentado.

No encontro da Acerva Paulista fiquei muito feliz em receber elogios de todos os presentes (David, Phil, Rudolf, Guilherme, Alex, Renato e demais que não me recordo). Alguns até comentaram que estava no nível das finalistas do nacional.

Outro comentário muito bom foi sobre a aparência límpida da cerveja. O mais legal é que quando falo sobre o uso da gelatina para isso poucos acreditam que ela pode dar um resultado tão bom.

Acho que no final é preciso pelo menos 3 receitas para acertar hehehe. Cheguei onde queria. Agora é só refaze-la sempre que ficar sedento por lúpulo hehehe.

Segue uma breve descrição de como ficou a cerveja:

Aroma: Cítrico e condimentado dos lúpulos bem aparente.
Aparência: Acobreada, límpida e cristalina. Espuma Branca com boa formação e persistente.
Gosto: Cítrico, condimentado e herbal do lúpulo, dominado pelo cítrico. Leve e sutil maltado no fundo. Percepção de amargor médio a alto sem ser predominante.
Sensação na boca: Corpo leve, média para alta carbonatação.
Impressão geral: Dominada pelo aroma e sabor dos lúpulos. O amargor figura para balancear o gosto dos lúpulos. Corpo leve dá refrescância e ressalta os lúpulos.

9 Responses to AIPA #3 (cont.)

  1. Nunes & Levy disse:

    Salve Linus! Cara, a foto e a descrição deixam qualquer um com água na boca. Agora me diz, como você carbonatou? Pergunto pelo fato de ter mencionado o uso da gelatina. Eu ainda insisto que é possível o mesmo resultado sem ela… Grande abraço!

    • Salve Nunes. Ela da água na boca mesmo. Carbonato forçado mesmo. Com certeza da para conseguir o mesmo resultado sem a gelatina mas demanda mais tempo para decantar tudo. Nesta do grão ao copo foram só 2 semanas. Com apenas 3 dias a 3oC. Assim consegui um aroma e sabor de lúpulo mais fresco.

  2. Tarcísio Vascão. disse:

    Grande Linus, gostei muito da idéia da sua receita, também gosto muito das IPAs que “flertam” com o citrico e o condimentado, quando eu resolver fazer 1 nova IPA você será uma de minhas referências, parabéns!
    Saudações cervejeiras, Tarcísio Vascão.

    • Tarcísio, Obrigado pelos comentários e pela referência. Vamos ver se eu engarrafo umas duas e te mando por correio para você poder experimentar como ficou. Se resolver reproduzir a receita lembre-se, na dúvida ADD MORE HOPS.
      abraço

  3. Boa Linus! E quando vou conseguir degustar essa maravilha ai?

