Equipamento dos sonhos

Acho que todo cervejeiro caseiro tem um equipamento dos sonhos. Um equipamento que ele baba toda vez que olha para ele. O meu equipamento dos sonhos é um Bier maschine da Serra Inox.

Bier Maschine 50

Bier Maschine 50

Mas acho que eu, assim como a grande maioria dos cervejeiros caseiros, sou um pouco masoquista e gosto de projetar e montar as coisas eu mesmo. Para mim parte do barato é fazer cerveja, parte é tomar cerveja e parte é montar o equipamento.

Eu comecei com um equipamento bem simples. 3 panelas de alumínio de 32l, um fogareiro de alta pressão e muita vontade. Depois de pegar gosto pelo hobby resolvi investir no equipamento. Mas como doe no bolso colocar muito dinheiro de uma vez só fiz um planejamento detalhado de como o equipamento ia evoluir.

O 1o passo foi ter maior controle de fermentação. Não dava mais para fazer cerveja fermentando em temperatura ambiente. Meu sogro tinha uma geladeira antiga meio encostada. Pedi ela de presente e em troca ele teria um fornecimento constante de cerveja. Acho que nós dois saimos ganhando. Depois foi só ligar um termostato e fase 1 completa.

O 2o passo já foi mais largo, tanto em equipamento como financeiramente. Minha meta era montar um equipamento como o abaixo, só que aos poucos.

Bancada 1 tier – BRUTUS.

Para chegar lá resolvi dividir em etapas
– 2 keggles, moedor de rolos, 1 bomba march, chiller de placas
– brew stand
– termometro de linha, poço termométrico no fermentador
– 3o keggle
– 2a bomba march
– sistema inteiro sem troca de mangueiras, só mudando válvulas

Mosturando pela 1a vez no keggle

Sistema interino de trabalho até ter o brewstand

image

Também estou planejando eletrificar o processo. O planejamento também está dividido em:
– HLT elétrico + TiC
– BK elétrico
– RIMS tube

O planejamento é muito importante para não perder dinheiro. Para não comprar, por exemplo, uma panela um dia, e depois de alguns meses trocar por outra maior. Algo que ajuda a minimizar o prejuízo dessas trocas é vender os equipamentos usados.

Hoje já estou com as primeiras fases completadas. A idéia é ficar com um sistema como o esquema abaixo.

Os comentários estão desativados.

