Um cantinho só meu

Este mês consegui atingir uma meta pessoal e ter finalmente um cantinho só meu para fazer cerveja. Mudamos para uma cada nova e agora eu tenho um local específico para guardar todo o equipamento e para fazer cerveja.

É um quarto pequeno mas do tamanho necessário para acomodar tudo e operar o equipamento durante uma brassagem. Várias tomadas foram instaladas dos dois lados (110 e 220V) assim como um ponto de água e um tanque de inox para lavagem e sanitização do equipamento.

Agora aos poucos vou evoluindo o equipamento para um 100% elétrico.

image

image

Para estar o espaço pensei em fazer uma American Pale Ale, mas como ia usar WLP002 e propagar para fazer uma RIS na sequência, resolvi fazer uma English Pale Ale. Só que depois olhando a descrição do estilo e a minha receita vi que ou mudava a receita ou fazia uma ESB. Como não queria mudar a receita (pois o que importa é como a cerveja vai ficar e não o estilo em que ela se classifica) mudei o nome para ESB mesmo.

ESB #1 (para 37l)
7kg malte pilsen
1kg cara 20
0.5kg cara 120
0.5kg malte trigo (para espuma)
Infusão simples a 67-68 graus seguida de mash out.

40g lúpulo Magnum 60 minutos
1 tablete whirfloc a 15 minutos
1g nutriente para fermento a 15 minutos
70g lúpulo fuggles a 10 minutos

OG 1054 g/l
IBU 48

Fermentação com WLP002 (English Ale) previamente startado e propagado (Starter de 4l) a 18oC por 3 dias e 22oC por 7 dias seguido por condicionamento a frio a 2oC por 7 dias.

2 Responses to Um cantinho só meu

  1. Edson Katekawa disse:

    Parabéns, Linus. Que o cantinho seja sempre pequeno para suas grandes cervejas, independente de seu tamanho. Abraço.

