Redimensionando receitas para 5l

Outra dúvida comum que surgiu além de como montar o kit de brassagem para 5l é como dimensionar a receita para 5l. Para isso dois fatores importantes precisam ser considerados, o volume e a eficiência da receita inicial e do seu equipamento. A grande maioria das receitas compartilhadas na internet, homebrewtalk.com e listas de discussão são para levas de 5gal ou 20l onde a eficiência projetada gira em torno de 75%. Isso pois são os valores mais comuns para os equipamentos caseiros e para o processo de fly sparge muito utilizado. No caso da panelinha de 5l onde o processo se assemelha ao BIAB além da redução de volume há uma redução significativa na eficiência do processo, para algo da ordem de 55%. Deste modo com um software para formular receitas como BrewSmith, Brewtools, Beer Alchemy, HopVille, etc. você pode inserir a receita de referência e depois redimensiona-la para o volume e eficiência menores corrigindo a quantidade de malte para atingir os mesmos valores de OG e IBU. Se não tem acesso a algum software pode, como regra geral e de forma aproximada, aplicar os seguintes fatores de escala em uma receita para 20l e 75% de eficiência: – 1/3 nas quantidades de malte e outros grãos ou adjuntos usados na mostura; – 1/4 nas quantidades de lúpulo, açúcar na fervura, especiarias; Na página da Confraria do Galão no Facebook já tem algumas receitas testadas e comprovadas na panelinha de 5l.

2 Responses to Redimensionando receitas para 5l

  1. Fabiano disse:

    Eu imaginava que era só reduzir os ingredientes proporcionalmente. Você sabe por que a eficiência na panela é menor? Sobre BIAB, eu li em algum site que este método permite uma moagem mais fina, não sei se isso melhoraria a eficiência. Abraços.

    • Fabiano,
      A eficiência da panelinha é menorquando comparado com o processo mais comum em panelas grandes por utilizar o processo de BIAB (brew in a bag). No BIAB a eficiência de lavagem é bem menor do que se fizessemos um batch ou fly sparging. Sendo muito similar a um NO sparging. Não acredito que uma moagem mais fina possa aumentar muito a eficiência neste caso pois ela só ajudaria na eficiência de conversão. Para melhorar a eficiência é preciso depois de remover o cesto com os grãos da panelinha fazer uma lavagem adicional com água que foi aquecida em outra panela. Mas daí já começa a complicar as coisas e a beleza da simplicidade do processo começa a ir embora.

      abraço

%d blogueiros gostam disto: