Colônia

Kölsch, Kölsch, Kölsch.

De qualquer lugar que você estiver em Colônia você vai conseguir sempre avistar duas coisas. O Dom e um bar vendendo Kölsch. É a cerveja da cidade, não tem como negar ou escapar.

2015-03-19 20.29.21

E não tem como deixar de experimentar o estilo de cerveja tradicional da cidade, afinal Kölsch é um dos poucos estilos de cerveja com denominação de origem. Ou um dos únicos idiomas que é possível beber (o dialeto local também é chamado de kölsch).

Caso tenham mais curiosidade sobre a história ou a descrição oficial do estilo de cerveja Kölsch seguem alguns links interessantes.

https://en.wikipedia.org/wiki/K%C3%B6lsch_(beer)  – Inglês

https://de.wikipedia.org/wiki/K%C3%B6lsch_(Bier)  – Alemão

http://koelner-brauerei-verband.de  – Alemão

As Brauhäusern tradicionais mais conhecidas são Gaffel e Früh que ficam nos arredores do Dom e valem uma visita pelo local e pela comida (já a Kölsch servida por elas não são minhas preferidas). Outras menores também valem a pena serem visitadas. São elas a Päffgen na Friesenstraße e Zur Malzmühle próxima ao Heumarkt. A primeira é interessante por ter uma ótima Kölsch, ser menos frequentada por turistas, só disponível em chopp (von Fass) e por ainda contar com a produção da cerveja no local. A segunda por ter também uma ótima Kölsch, boa comida (o Himmel und Äd de lá é muito bom), tem história de ter recebido visitantes famosos como Bill Clinton e ter um bar ao lado que serve craft beer de outras marcas. Uma outra bem menos conhecida mas que vale a pena é a Brauhaus Heller na Roonstraße 33. Eles tem uma Kölsch honesta mas também fazem outros estilos de cerveja alemã, como uma wieß (kölsch não filtrada), altbier (pasmem) e uma ótima Maibock. Aliás a Gaffel também faz uma Sonnen Hopfen boa (base de Kölsch com dry hopping de Citra). E por último a menor Brauhaus de Colônia que também tem vários estilos é a Braustelle em Ehrenfeld.

Aproveitando para falar em craft beer… É difícil de achar. O mais comum nos bares e restaurantes da cidade é ter uma opção de Pilsner e/ou Weizen além da marca de Kölsch servida no local (a maioria dos lugares assina contratos de exclusividade com as cervejarias a lá AmBev).

Mas não é impossível de achar. Portanto segue a lista dos locais que conheço.

Mühlen Bar

20160614_191027

Marx und Engels – no ring

The Bird – na Aachener Straße

Skweeze Cocktail bar – no ring

Hallmackenreuther – na Brusseler Platz

Craftbeer Corner Coeln

Este último tem 15 torneiras rotativas de craft beer (além de uma bela seleção de garrafas) e fazem tap take over com diversas cervejarias com uma boa frequência. O staff conhece bastante o que está vendendo e estão sempre dispostos a conversar e ajudar a escolher o que beber. Além de oferecerem algumas cervejas “da casa” (feitas sob encomenda para o bar).

Outros lugares ótimas para aproveitar o dia em Colônia no verão (quando tiver tempo bom, o que é raro) são os biergartens. Existem vários pela cidade mas o que gosto mesmo de frequentar são

Volksgarten – Nele servem cervejas da Hellers, ou seja, Kölsch, Wieß, Weizen, Maibock e algumas outras sasonais.

Stadtgarten

Biergarten em frente ao Hyatt

Club Astoria

Por último o melhor lugar para comprar craft beer é no Schneider’s Getränkemarkt Longerich.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s