Maracugina Witbier

Maracugina (Witbier maturada com polpa de maracujá):
A Maracugina surgiu de como encaro a atividade de fazer cervejas. Para mim antes de tudo fazer cerveja é uma atividade de criação, de exercício da criatividade, imaginação e inovação. De início a vontade foi de experimentar com frutas. Mas qual fruta? E qual cerveja? A primeira combinação que quis experimentar foi de uma cerveja leva com uma fruta cítrica/azeda por isso nada melhor que uma Witbier belga com Tamarindo. Como não encontrei tamarindo na época, experimentei com maracujá e acerola e a combinação witbier com maracujá foi um sucesso de crítica e público.
A receita foi a seguinte
2.5kg malte pilsen
1.5kg malte de trigo
1.5kg trigo não maltado
0.25kg aveia em flocos

5g de Magnum a 45 minutos
15g de Cascade a 30 minutos
15g de Cascade a 5 minutos
10g de semente de coentro a 5 minutos
30g de raspa de casca de laranja a 5 minutos

A brassagem foi feita em rampas:
20 minutos a 50 graus Celsius
30 minutos a 62 graus Celsius
30 minutos a 68 graus Celsius
5 minutos a 78 graus Celsius

Consegui de novo 60% de eficiência e o OG deu 1055.
Fermentação a 18 graus Celsius por 7 dias
Maturação a 2 graus  Celsius por 7 dias com adição da polpa de 10 maracujás azedos médios

A polpa do maracujá foi pasteurizada aquecendo no fogão até 80 graus Celsius e mantendo por 5 minutos e depois congelando em recipiente sanitizado até a adição na maturação.

Engarrafei com primming de açucar cristal (7g/l) misturado a 200ml de água fervida e resfriada antes de adicionar a cerveja.

17 Responses to Maracugina Witbier

  1. marcus cosme disse:

    Se tivesse usado o amarillo no aromático, será que daria mais ou menos destaque para o aroma e sabor do maracujá?

    • Marcus,
      Com certeza se tivesse usado Amarilo no final da fervura ou em dry hopping iria ter um aroma parecido.
      Mas junto com o aroma cítrico e de maracujá viriam um pouco de herbal.
      Como a proposta era fazer uma fruit beer usei a fruta mesmo.
      Mas nada como experimentar para ver qual o melhor resultado.

  2. senhorabirra disse:

    Fiquei curioso com a adição da fruta, penso em fazer uma com adição de romã, tem idéia de quanto seria preciso colocar e em qual fase?

    • Amilcar,
      A adição de fruta é algo muito particular. Precisa experimentar um pouco com diferentes quantidades até achar algo que combine com a cerveja base e com o resultado que voce quer. Na Maracugina eu uso cerca de 1kg por litro de cerveja. Quanto a qual parte do processo colocar eu recomendo colocar na maturação se quiser aroma e sabor da fruta fresca, mas é um portanto pasteurizar a fruta antes para reduzir a chance de contaminação.

  3. Pingback: Witbier e American IPA « Rotenfuss Bier

  4. Alexandre disse:

    Será que ficaria legal usando suco concentrado, tipo Maguari ?

  5. Cota disse:

    Olá, parabéns pela receita, muito legal, tentarei no final de semana, fiquei em dúvida de algumas coisas, essa receita que vc passou é para 20L certo? na receita vc diz para utilizar 10 maracujás, porém nos comentários vc diz que utiliza 1kg por litro, vou fazer 20L o correto intão seria 10 maracujás ou 20 kg de maracujás? A respeito do primming, vou fazer 20L, intão usarei 140g de primming misturado a 200ml de água, vou engarrafar, será que estoura? vc engarrafou? deu certo?
    muito obrigada!

    • Mariana,
      Obrigado. Sim a receita é para 20L. Acho que quando respondi o comentário anterior eu confundi as contas. Nessa versão eu usei a polpa de 10 maracujás mesmo e já ficou com um gosto e aroma bem intensos. Recomendo começar com essa quantidade e aumentar para outra receita se achar necessário. Sobre o primming é isso mesmo. Mas faça a conta com o volume que tiver no fermentador na hora de engarrafar. Assim não corre riscos. As vezes a gente planeja 20L mas acaba dando menos devido as perdas. Não estoura não. Mas para isso o maior cuidado é colocar a fruta na cerveja lá para o 6o ao 7o dia de fermentação e deixar pelo menos mais uns 3 dias na temperatura de fermentação. Assim o fermento também consome a frutose do maracujá e não corre risco de gushing ou estourar a garrafa. Só depois que abaixa a temperatura para maturar/sedimentar.

  6. Zeca disse:

    Gostaria de saber qual fermento foi usado nesta receita

  7. Paulo Cezar disse:

    Entre a fermentacao e a maturacao,vc expurga ( retira ) o fermento e adiciona a fruta deixa mais alguns dias na temperatura ambiente e poe pra maturar em baixa temperatura ou adiciona a fruta com o fermento mesmo depois tira o fermento e poe pra maturar?

  8. Bruno Busnardo disse:

    Olá tudo bem.

    Fiz sua receita para fazer o mosto usei a proporção 2,5 litros por malte e depois 1,5 deste valor para a recirculação. No final deu apenas 15 litros de cerveja. Não corrigi deixei para ver o que acontece. Agora depois da fermentação ela ficou com 1.018 saindo de 1.058. será q está certo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: