Witbier e American IPA

Afinal o que tem a ver Witbier com American IPA? Quase nada. Talvez o gosto e aroma cítricos e o fato de ambas terem sido feitas no mês de abril para o 7o Concurso Nacional de Cerveja Caseira. Mês puxado esse de abril.

A primeira que foi feita foi a Witbier no dia 22/04/2012. Segui a mesma receita básica que já havia usado no ano passado para fazer a Maracugina Witbier. Só substituí os lúpulos Magnum e Cascade pelos Galena e Amarilo para amargor e aroma respectivamente. No final consegui 35l com OG de 1055g/l que foi fermentado com o fermento líquido WLP400 Belgian Wit Ale Yeast.

Por ter usado 1 vial de fermento com baixa viabilidade (trouxe na mala em outubro de 2011 dos EUA) e ter 35l de cerveja precisei propagar o fermento. Para isso fiz adições separadas de mosto ao erlenmeyer. Coloquei 2l de mosto com 1040g/l a cada 3 dias totalizando 6l de starter. No final deixei o fermento decantar por 2 dias para remover o sobrenadante e adicionar somente o fermento.

Seguindo os comentários do site da White Labs fiz a fermentação a 20oC nos primeiros 3 dias e depois subi para 24oC nos demais. Agitei o fermentador no 7o, 8o e 9o dias para guarantir uma atenuação total. No final cheguei a um FG de 1008g/l.

No dia 1o de maio transferi a cerveja para dois fermentadores de 20l. Em um deles coloquei polpa de maracujá pasteurizada e deixei ambos em temperatura ambiente. O plano é engarrafar no dia 12 com priming em algumas garrafas e colocar o resto no post mix. Não vou condicionar a frio pois esta é uma cerveja naturalmente turva onde o gosto e aroma do fermento são partes importantes dela, portanto não é tão importante assim decanta-lo o máximo possível.

Aproveitei os 250ml que retirei para medir a densidade final e experimentei para ver como a cerveja estava. E estava muito boa, levemente cítrica, refrescante e com corpo leve (mesmo sem carbonatação e quente).

No dia 1o de maio também fiz a brassagem da American IPA. A receita foi bem diferente das feitas anteriormente devido a disponibilidade dos maltes e lúpulos.

6kg Pale Ale
2kg Munich light
2kg Cara 20
50g Galena a 60 minutos
70g Centennial a 0 minutos
60g Centennial dry hopping
60g Columbus dry hopping

Infusão a 68oC por 1 hora mais mash out a 78oC por 10 minutos
OG 1076g/l para 26l, 60IBU
Fermentado com 2 sachês de US05 a 18oC por 7 dias e 22oC por 5 dias com dry hopping.

Próximos passos são abaixar a temperatura para 0oC por 7 dias, adicionar a gelatina e condicionar no post mix.

2 thoughts on “Witbier e American IPA

  1. Salve Linus! Ainda que eu tenha ficado devendo a visita, espero poder provar dessa IPA. Já usei o Columbus algumas vezes para fazer Dry Hopping e o resultado foi muito agradável. Com certeza essa IPA será uma grande breja. Nos vemos em alguns dias no Nacional? Abraços!

    Like

Comments are closed.